As saias são um clássico do guarda-roupa feminino e ficam ótimas no verão
Elas nunca saem de moda, mas é preciso saber quais modelos valorizam o seu corpo!
Pensando nesta peça tão feminina e única, preparamos algumas dicas para ajudar vocês na escolha da saia ideal. Confira!
Minissaia: Prefira sapatos baixos e blusas alongadas. Fica equilibrado e mais jovial. Mulheres mais velhas também podem usar saias mais curtas, o importante é estar feliz com o próprio corpo e “sustentar a roupa”, ou seja, ficar natural e se sentir bem.
Longas / Maxi Saias: Geralmente o look fica mais despojado, leve. É interessante combinar com sapatos baixos, como sapatilhas, oxfords e rasteiras. Prefira os modelos com a cintura no lugar – cintura um pouco mais “alta” –, pois alonga a silhueta e evita o efeito achatado. Elas podem ser combinadas a regatas, camisetas e até camisas. Pode ser usada por todas as mulheres: as mais altas e magras podem apostar em modelos estampados e volumosos. Já as mais baixas e com quadril avantajado devem usar modelos mais fluidos, sem drapeado ou franzido e em cor escura.
Mídi: Comprimento não muito bem visto pelas brasileiras, o mídi vai até o meio da canela e tem fama de só cair bem para as altas e magras. Com toque retrô, esta saia tem um comprimento comportado mas deve ser usada somente se você faz o tipo moderna, do contrário poderá ficar careta. Soltinha, disfarça tudo o que cobre. Ideal para mulheres com pernas longas.
*As saias médias ou midi têm comprimento chique, mas devem ser evitadas por mulheres de pernas curtas.
Saia-lápis: A saia lápis mais justa deve ser usada apenas por quem tem menos quadril, já que marca mais o corpo. Peça clássica e comumente associada ao ambiente de trabalho. Combina bem com camisas, terninhos, saltos altos e médios para não achatar a silhueta. Uma releitura da peça, no entanto é vista cada vez mais pelas ruas com a mistura do estilo “street” com a alfaiataria. Nesse caso, a saia lápis pode vir com um tênis e camisetas, mas o cuidado deve ser redobrado. Se quiser ousar, é preciso começar com peças básicas como uma camiseta branca e uma sandália.
Plissadas: As plissadas, ou com pregas, são comuns no estilo “college” (dos uniformes colegiais), mas é possível encontrar diversas outras opções com diferentes estampas, tecidos, texturas e volumes. O maior cuidado, aqui, é para não infantilizar o look nem mostrar demais, pois elas podem “subir” com facilidade. Prefira então comprimentos um pouco maiores, cores e estampas estão liberadas. As pregas podem ser maiores também, mais espaçadas para dar mais peso ao tecido e manter a saia no lugar.
Mullet: Para usar a saia mullet sem medo de errar é preciso evitar usá-la em ocasiões formais. Ajuda seguir as mesma regras da saia longa, pois vai bem com rasteiras e sapatilhas, ideais para um passeio informal durante o dia e, à noite, em um tecido mais trabalhado.
Evasê: Essa modelagem valoriza qualquer tipo de corpo. O evasê cria uma aparência alongada, mas as mulheres altas também podem usar.Essas inspiram muita feminilidade, e o corte pode ir do formal em tecidos mais pesados, comprimento maior e tons pastéis, ao descontraído, chegando até à moda praia.. O tipo da saia também permite praticamente todos os tipos de sapatos, basta serem alinhados com o ambiente e o cumprimento da saia. Ela valoriza a cintura e disfarça quadris. Mulheres acima do peso devem apostar nesse modelo.
Estilo sereia: Praticamente uma mistura da saia lápis com a barra evasê, esse modelo virá com muita força na próxima estação. Muito popular, é possível encontrar estampas coloridas e divertidas, apropriadas para uma ousadia maior na combinação, seja com uma camiseta ou camisa.
Saia godê: É muito leve e feminina. Nascida na década de 50, a saia godê ou saia rodada valoriza quem é reta, pois cria um desenho na cintura e quadris. Evite blusas volumosas para não exagerar.
Reta: é a melhor opção porque se adapta a qualquer tipo de corpo e está sempre na moda. As saias abaixo ou logo acima dos joelhos favorecem quase todos os tipos físicos.
Balonê: é uma saia curta e ampla, com repuxado na parte de trás, que acentua o efeito abaulado. Uma saia moderna, indicada para mulheres altas e magras.
Saia pareô: Esse tipo de saia costuma ser mais aberta embaixo, formando um “V” invertido. Ela realça bastante o quadril.
Saia envelope: Ela é encontrada em diversos modelos, seja em cintura alta, ou baixa. Desde que você a regule com o fechamento ideal para que marque na medida certa, ela pode ser usada em qualquer tipo de corpo
Qual modelo é o seu favorito?