CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

O verão começou e sua nossa pele precisa de cuidados.

O Sol – com moderação – é sinônimo de saúde! Estimula a produção de vitamina D, ajuda o corpo a absorver o cálcio e sempre pode ser o pano de fundo para bons momentos.

Com a chegada do verão as pessoas ficam mais expostas aos raios ultravioletas em suas atividades corriqueiras e, quando chega o final de semana, usam e abusam do sol para ostentarem um belo bronzeado. Afinal, na nossa cultura, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde.

No entanto, os dias ensolarados exigem alguns cuidados. Caso contrário, ele deixa de ser mocinho e passa a ser vilão. A exposição excessiva aos raios solares pode provocar envelhecimento precoce, por causa do aumento da atividade dos radicais livres, manchas e até câncer de pele. Apesar de preocupantes, os problemas podem ser evitados sem que seja preciso fugir do sol.

Todos tem que se prevenir, mas os grupos de maior risco são os de pele clara, sardas e olhos claros. Além dos que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.

Alguns cuidados:

Não esqueça nunca o protetor solar! Acho que isso todas sabemos né?! Mas na custa nada reforçar a ideia.

protetores

– Evite tomar sol entre as 10 e 15 horas (no caso, até 16 horas com o horário de verão de alguns estados).

– Use um protetor solar de no mínimo FPS 15. Para pessoas com peles muito claras, o fator deve ser no mínimo 30. Lembre-se que os dias nublados também exigem o uso do filtro solar.

– Aplique o protetor solar de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e à água. Reaplique sempre que necessário ou a cada 2 horas.

cuidados_peleverao1_180111152315390

– A pele leva de 2 a 3 dias para produzir a melanina, que dá cor bronzeada à pele. Ficar muito tempo no sol em um mesmo dia não acelera o bronzeamento da pele, mas aumenta a possibilidade de queimaduras e outros danos.

– As pessoas de pele negra têm uma proteção natural da pele, pela maior quantidade de melanina produzida pelos melanócitos, mas também devem se proteger do sol. Neles, o câncer de pele é menos freqüente, mas quando ocorre é de maior gravidade, pois geralmente o diagnóstico é tardio.

– É importante aumentar a ingestão de líquidos para pelo menos 2 a 3 litros por dia no verão. Abuse da água, suco de frutas e da água de côco.

onda-de-calor-3-300x198

– Além do protetor solar, use sempre também óculos escuros, para proteger os olhos, e protetor labial, para proteger os lábios. Proteja o rosto com chapéus e bonés.

img-468071-cuidados-com-pele

– Busque sempre ficar na sombra ou na barraca. As que protegem melhor da radiação do sol são as de algodão e as de lona. Evite as de Nylon.

Verão+Cuidados+com+a+pele+cuidados

– Alguns alimentos podem ajudar na prevenção do dano que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.

Mas as vezes abusamos do sol e do cloro né?! Por isso, aqui vão alguns cuidados que devemos tomar após o sol:

– Se houve exposição excessiva ao sol, procure tomar banhos frios de 10 e 15 minutos, utilizando sabonetes neutros.

– Utilize hidratantes que não contenham álcool, pois evitam a irritação da pele já sensível pela exposição ao sol

– Se a pele apresentar indícios de queimaduras mais graves, procure assistência médica e nunca utilize produtos caseiros ou pomadas sobre a queimadura por conta própria.

Fiquem atentas e se cuidem, afinal não queremos acabar com um belo dia de sol ficando assim…

cuidado-com-a-pele

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s