De volta para o passado: PORTUGAL!

Eis o primeiro post sobre viagem!

Compartilho com vocês meu destino das últimas férias. Em maio desse ano fui para Portugal. Confesso que minhas expectativas não eram muito altas, mas hoje eu digo com a maior empolgação, se vc tiver a oportunidade VÁ PARA PORTUGAL!!!

Lisboa

Lisboa

E se você quer motivos, ai vão: já que é um país pequenino, alguns Km separam praias deslumbrantes de uma cidade montanhosa aconchegante e de uma capital efervescente e cheia de charme; É um local que agrada a todos, existem atrações para todo tipo de público, para todas as idades, as pessoas são acolhedoras e é relativamente barato, considerando o restante do oeste europeu. A sensação em Portugal é a de estar em um domingo na casa de seus avós: todos parecem tão felizes, naquele ambiente onde  tudo é meio antigo, do tipo, senta que lá vem história, vc sempre descobre algo novo sobre seus antepassados ou até mesmo um antepassado q vc nem sabia da existência e no meio disso tudo, obviamente tem  aquela comida inacreditavelmente boa, acompanhada de um vinho do porto no final =) … a Casa da sua avó não era assim? Tudo bem, mas poderia ser né!?

Então o meu roteiro foi: 10 dias, para conhecer do norte ao sul de Portugal de carro! Cidades: Albufeira, Lago, Portimão, Monchique, Faro, Évora, Lisboa, Sintra, Fátima, Óbidos, Porto, Coimbra. Suficiente? Com certeza não, mas já é uma boa amostra!

???????????????????????????????Aluguei um carro no aeroporto de Lisboa e de lá segui direto para Algarve, região sul do país, cheia de praias rochosas, características do litoral de Portugal. Fiquei em Albufeira, na praia da Oura, uma área repleta de casinhas branquinhas, estilo Grécia. Essa é uma das cidades mais procuradas pelos europeus para as férias de verão, simplesmente pq é FOFA, tem praias muito bonitas e um centrinho com uma atmosfera tradicional. De lá o acesso é fácil para outras cidades lindas do Algarve. Como  Lagos, que não pode ficar fora do roteiro… conheça a Ponta da Piedade e a Praia da Dona Ana e saiba o que são as deslumbrantes praias rochosas de Portugal! Não entendo como eu nunca tinha ouvido falar das praias desse país.. elas são espetaculares! De Lagos fui para Portimão, para conhecer o famoso restaurante Dona Barca. Chegue cedo, as 15h não é mais horário de almoço por lá, mas só pelos aperitivos e pela sardinha assada eu já recomendo! Portimão é a segunda maior cidade do Algarve, e dizem que das mais badaladas. Para contrariar, ainda no mesmo dia subi as colinas para conhecer Monchique, zona rural, nada badalado. Conclui o passeio pelo Algarve conhecendo a capital da região, Faro, onde vale a pena conhecer o Parque Natural da Ria Formosa, a cidade antiga, o Paço Episcopal e a Sé Catedral.

Ponta da Piedade - Lagos

Ponta da Piedade – Lagos

Praia Dona Ana - Lagos

Praia Dona Ana – Lagos

Ria Formosa - Faro

Ria Formosa – Faro

Dona Barca - Portimão

Dona Barca – Portimão

Após 3 dias no Sul, subimos para a região do Alentejo, só para conhecer Évora, classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco pelos seus monumentos preservados. Vale a pena ficar no mínimo uns 2 dias nessa cidades toda romântica, para conhecer o Templo de Diana, resquício da história romana em Portugal, a Sé, maior catedral medieval do país, a Capela dos Ossos dentro da Igreja de São Francisco e o Aqueduto. E você terá, ainda, a chance de aproveitar a típica culinária Alentejana…para os fortes!

Templo de Diana - Évora - http://astropt.org/blog/2012/03/12/a-lua-no-templo-de-diana-em-evora-imagens-do-astrofotografo-miguel-claro/

Templo de Diana – Évora – http://astropt.org

Castelo de S. Jorge - Lisboa

Castelo de S. Jorge – Lisboa

De lá, fui direto para Lisboa. A capital que mistura muito bem o novo e o antigo e por onde passa o famoso rio Tejo, das nossas aulas de história. Foram 3 dias… muito corridos para tantas atrações. Andar de carro pelos bairros de todas essas cidades citadas até agora não é tarefa fácil, e Lisboa é uma delas, portanto valem passeios a pé pelo centro histórico, pelos bairros de chiado, bairro alto (a noite também!!!) e Alfama. São pontos obrigatórios de visita: Sé, Praça do Comércio, Castelo de São Jorge, Oceanário, Praça Marques de Pombal e a Av. Liberdade, Parque Eduardo VII, Basílica da Estrela e Belem! Não deixe de reservar uma noite para jantar com show de fado no Bairro Alto ou em Alfama… o investimento é alto, mas na grande maioria das vezes vale a pena. Vale a pena também reforçar a visita com tempo ao Oceanário. É o segundo maior oceanário do mundo, de impressionar e de deixar apaixonado até mesmo quem nunca gostou de peixe! É INCRÍVEL! Já Belem é praticamente uma overdose de história. Conheça a Torre de Belem, o Monumento do Descobrimento, o Mosteiro dos Jerônimos, encomendado por D. Manuel I quando Vasco da Gama retornou de sua viagem à Índia e onde estão os túmulos de Camões e Vasco da Gama e do rei e da rainha. Ande pela Rua de Belem e coma os famosos pasteisinhos na Fábrica dos Pasteis de Belem e se tiver tempo para um almoço passe no O Caseiro.

Lisboa - vista Castelo S. Jorge

Lisboa – vista Castelo S. Jorge

Mosteiro dos Jerônimos - Belém

Mosteiro dos Jerônimos – Belem

Espeto de lula - O Caseiro

Espeto de lula – O Caseiro

No caminho para a próxima parada, que seria Sintra, visitei o Palácio de Queluz, onde D. Maria I ficou, digamos que, muito bem aprisionada na sua época de pouca sanidade mental. Magnifico!

Cheguei então a encantadora Sintra! Minha preferida… pelo ar fresco, colinas preenchidas por castelos/mansões/ palácios, casebres perdidos nos becos estreitos e o Tulhas e seu bacalhau à natas e sua sangria refrescante. Não é a toa que essa vila foi escolhida como refúgio de férias dos reis! No Palácio de Queluz mesmo já comprei o ticket para todos os pontos turísticos de Sintra, fica bem mais barato. E não dá para deixar de ir em nenhum….são fascinantes: Palácio Nacional da Pena, Palácio Nacional de Sintra, Castelos dos Mouros, Quinta da Regaleira e Palácio de Monserrate. Dica: vá de carro, já que os principais pontos turísticos ficam no topo de colinas com ladeiras nada fáceis.

IMG_2422

Palácio de Queluz

Sintra

Sintra

Bacalhau a natas - Tulhas restaurante

Bacalhau a natas – Tulhas restaurante

IMG_2436

Entradinhas – queijo de ovelha + presunto de parma + azeitonas

Palácio de Monserrate - Sintra

Palácio de Monserrate – Sintra

Foi difícil me despedir de Sintra, mas continuei viagem para o norte, seguindo por Fátima e Óbidos até chegar a Porto. Mesmo para quem não é católico, vale a pena passar por Fátima, é no mínimo curioso. Óbidos é uma vila histórica medieval, toda muralhada, fofa, mas realmente só para uma rápida passagem.

Já em Porto 2 dias foram poucos.  Cinza, por muitas vezes nublada, mas linda! Não sou fã dos locais cinzentos, mas Porto + Vila Nova de Gaia + Rio Douro + Cinza, combinam perfeitamente bem! É possível fazer tudo a pé. Conhecer a Ribeira, parte antiga e quase folclórica da cidade, a Estação São bento, o palácio da bolsa, a sé, a torre dos clérigos e a livraria Lello. Atravesse a ponte para o outro lado do rio e estará em Vila nova de Gaia, onde estão as famosas caves de vinho do Porto, nas quais os vinhos produzidos na região do Rio Douro são preparados e envelhecidos, tornando-se um verdadeiro vinho do Porto. Você pode fazer um passeio guiado por uma dessas Caves e ainda degustar os diferentes tipos de vinho do porto, considerando seu tempo de envelhecimento. Experimente o lanche típico de Porto, a Francesinha, e aproveite para fazer uma refeição as margens do Rio Douro!

Rio Douro - Porto

Rio Douro – Porto

Porto

Porto

Estação São Bento - Porto

Estação São Bento – Porto

Degustação de vinho do Porto - Taylor

Degustação de vinho do Porto – Taylor’s

Caves Taylor

Caves Taylor’s

Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

 

 

Partindo de Porto, incluí Coimbra no trajeto para conhecer uma das universidades mais antigas do mundo. Charmosíssimo o prédio de Direito. E finalizamos de novo em Lisboa, pq vale a pena!

 

 

 

 

Foram 10 dias e 12 cidadesFérias intensa, surpreendente, rica em história, com gasto justo e  uma vontade louca de voltar! =)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s